top of page

2023. Para a frente, mas como?

  • Foto do escritor: Metávasi
    Metávasi
  • 21 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

2023 será um ano 7 (2+0+2+3=7), que no tarot corresponde ao Arcano VII O Carro. E o que isso nos diz acerca deste ano no qual estamos prestes a entrar?

Neste arcano vemos, no Rider Waite, um guerreiro vestido com uma armadura, numa carruagem com 2 esfinges à frente. Essas esfinges não estão presas ao carro, mas contribuem para o seu movimento. Tudo é uma questão de força de vontade, pois é esta que irá fazer com que este veículo se mova e leve o seu condutor em diante. Para onde? Rumo à vitória. Podemos tirar algumas ilações pela imagem, de que irá haver obstáculos pelo caminho, que deverão ser superados, e não se vê verdadeiramente qual o destino, pois o que importa mesmo é o caminho que é feito, e como, e não a meta.

Podemos nos perguntar quais serão os nossos verdadeiros objetivos nesta senda para o próximo ano e quais são os valores pelos quais no regemos para lá chegar (lembrando que viemos dum ano 6 em 2022). Somos guiados pelo altruísmo e pelo amor ao próximo (lembrando também que o Carro tem correspondência com o signo de Caranguejo) ou será pela sede de vitória desmedida apenas movidos pelo ego e pelas suas artimanhas?

Podemos colocar as culpas no mundo e no estado em que as coisas estão, mas o que vemos à nossa volta é o somatório daquilo que temos vindo a alimentar, cada um de nós. E cada um pode fazer a sua parte, bastando colocar a mão na consciência e ver verdadeiramente aquilo que mais deseja alcançar.


Este ano tem também a energia do Hierofante, Arcano V (23, 2+3=5). Este poderá ser uma das forças impulsionadoras do Carro, os valores da sociedade e das instituições que ditam aquilo que é esperado de nós. Por um lado, precisamos de valores para nos regermos enquanto sociedade, senão seria uma total anarquia, mas por outro, até que ponto estaremos fartos daquilo que nos é imposto e daquilo que achamos que é esperado de nós? A força do Carro poderá ser a necessária para ultrapassar essas barreiras. Mas não nos podemos esquecer que esse 5 vem de um 2 Arcano II A Sacerdotisa e de um 3 Arcano III A Imperatriz. Duas forças femininas aqui em jogo, a energia do sagrado feminino e a energia da conexão com a Terra e com a Mãe. Basta perguntarmo-nos como está a nossa relação com o feminino em nós para percebermos como essa influência do Hierofante poderá transparecer. Continuaremos numa sociedade regida pelo patriarcado? Ou será que o feminino começará a exercer mais poder? Seja como for, a Terra está um pouco saturada de nós e esquecemos que somos apenas inquilinos nesta grande casa…


Este século continuará a ter a influência do Arcano XX, o Julgamento. Todos teremos de prestar contas pelos nossos actos assim que o chamamento surgir. Não é prémio, nem castigo, apenas responsabilização pelo que somos e fazemos.


Estas são apenas questões para pensarmos. Longe vai o tempo em que podíamos empurrar os problemas com a barriga e culpar os outros pelas coisas más que nos acontecem. A nível individual está mais que na altura para assumirmos a responsabilidade pela nossa vida e pelas escolhas que fazemos. Afinal, basta uma pedra ser diferente para tornar uma barreira mais fraca.


Feliz 2023!

 
 
 

Comments


  • Instagram

©2019 by Metávasi. Proudly created with Wix.com

bottom of page