As Cartas da Corte e os Tipos de Personalidade
- Metávasi
- 18 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Carl Jung foi um conceituado psiquiatra e psicoterapeuta suíço. No seu vasto trabalho sobre a psique humana, entre muitas coisas, dedicou-se ao estudo dos tipos de personalidades, agrupando-as de acordo com a forma como o indivíduo lida consigo, com o mundo à sua volta, a forma como recebe a informação e como a julga.
Posteriormente, e com base neste estudo, Katharine Cook Briggs e a sua filha Isabel Briggs Myers pegaram neste estudo de Carl Jung e o desenvolveram, tendo acrescentando uma quarta dicotomia, Julgadores – Percetivos. Este trabalho ficou conhecido como Myers-Briggs Type Indicator (Indicador do Tipo de Myers-Briggs). Através duma análise psicológica do indivíduo, recorrendo às quatro diferentes dicotomias (já as veremos mais abaixo), podemos agrupar as personalidades em 16 diferentes tipos.
- Extrovertido (E) vs. Introvertido (I)
Este par refere-se à preferência geral face à preferência de atitude do indivíduo em relação ao mundo exterior. Os extrovertidos preferem lidar com o mundo exterior, estar em grupos, a sua energia provém de fora, ao passo que os introvertidos preferem estar no seu mundo, lidam com o seu próprio pensamento e a sua energia vem do interior.
- Sensoriais (S) vs. Intuitivos (N)
Em função da perceção da informação, a forma como tomam contacto com a mesma. Os sensoriais dão maior importância à informação que recebem do exterior de forma concreta, recorrendo aos 5 sentidos, ao passo que os intuitivos tendem a ver os padrões, além dos 5 sentidos, não precisam de provas concretas, mas usam das experiências passadas para entenderem os processos.
- Racionais (T) vs. Sentimentais (F)
Esta dicotomia relaciona-se com a forma como a informação é processada. Os racionais tendem a usar a lógica e argumentos racionais e os sentimentais tomam as decisões com base nas suas emoções, no que determinada situação faz sentir ou como sentem que deveriam ser.
- Julgadores (J) vs. Percetivos (P)
Este par refere-se à forma como a informação é implementada, após o processamento. Os julgadores tendem a ter uma vida mais organizada, jogam pelas regras, mantêm-se fiéis aos seus planos enquanto os percetivos estão abertos a novos rumos, ao improviso, a pisar a linha.
Com base na análise psicológica, a cada pessoa é atribuído um dos tipos de cada dicotomia (não podem ser extrovertidos e introvertidos em simultâneo), representando 16 tipos diferentes, representados por 4 letras.
Por exemplo, INFP seria alguém que prefere lidar com o seu mundo interior, são intuitivos e percecionam a informação segundo padrões (recorrendo às suas próprias experiências), processam a informação de acordo com as sensações que esta lhe provoca e implementam esta informação processada duma forma mais aberta, estando disponíveis para diferentes soluções, admitindo diferentes rumos.
No tarot existem 16 cartas da corte que, habitualmente, são aquelas que representam pessoas, formas de agir, personalidades, comportamentos, formas de sentir, etc. A cada carta da corte pode ser atribuída um dos 16 tipos:

Deixo um desafio:
Vamos ver de que forma estamos a agir numa determinada situação, usando as descrições acima indicadas como guia. Peguem apenas nas vossas cartas da corte e baralhem, mentalizando a situação em causa. Escolham uma de forma aleatória e vejam se se adequa o tipo àquilo que verificam vocês mesmos/as no dia a dia.
Podem fazer de outra forma, escolhendo primeiro uma carta pela tabela e depois de forma aleatória e comparar uma com a outra. Qual se aproxima mais da realidade? Tiveram alguma surpresa? Partilhem os vossos resultados.
Notas:
1. Esta atribuição das cartas da corte a cada tipo não é uma regra fixa. Haverá tantas atribuições quantas as formas de cada um interpretar as cartas.
2. O ser de um ou outro tipo não faz com que seja uma pessoa pior ou melhor que outra. Cada tipo de personalidade é o que é, com os seus defeitos e atributos, não existindo um ranking.
Bibliografia:
Jung, C. G. Psychological Types. Routledge Classics. 2017. New York, USA.
http://www.humanmetrics.com/personality/type, acedido em fevereiro de 2021
https://www.jennifersoldner.com/, acedido em fevereiro de 2021 (imagem adaptada)
Comments